Orgulha-te gaúcho, encilha teu cavalo e monta, cavalga pelo campo afora, depois de uma manhã fria ao lado do fogão, despejando tuas lembranças ao sabor do mate amargo.
Galopa pelos pampas, agora aquecido pelo poncho, e quando o sol chegar, a aba do chapéu se encarregará de trazer a sombra ao teu rosto, para que possa olhar o horizonte verde e contemplar as paisagens que só o sul do Brasil pode oferecer. Vai deixando para trás a fumaça que sai pela chaminé, do velho casebre, ao lado do galpão, doce querência, lugar de fandango do gauchão.
Céu azul, eu não me engano, dia lindo como só, faz parte deste pago e o vento minuano que assopra, soando aos seus ouvidos o tocar da viola, que é companhia nas horas tristes, nas horas boas, em toda hora. Volta para tua estância e em meio ao fogo de chão prepara o teu churrasco, na presença do cusco amigo, sempre atento no rebanho, verdadeiro sentinela, segue tua caminhada, sempre honrando a tradição.
Louco de xucro esse meu maninho!!
ResponderExcluirTemos que honrar nossas tradições,vivemos em um estado rico de cultura,paisagens.
Eu posso dizer que tenho orgulho de ser gaúcha e que amooooooooooooo este Rio grande.
Pois bem, Nossa terra é um chão, ao qual pisamos sem nos dar conta de que tudo o que a gente faz pra ela, somos retribuídos. Óh Gaúchos!! Gaúchos que madrugam, que peleiam, que se divertem, que amam essa pátria...Somos, com certeza, o povo que mais cultua as tradições de seu Estado. Pátria de céu azul sempre "...onde tudo o que se planta cresce, e o que mais floresce é o amor"
ResponderExcluir