Vivemos em uma época onde as pessoas não se sentem responsáveis pelos acontecimentos entristecedores do cotidiano. A sociedade está criando um suposto comodismo quanto a isso, esquecendo que somos nós os principais causadores de qualquer efeito que possa resultar em um fator positivo ou negativo nas nossas vidas.
Somos seres inconseqüentes, agimos pelo impulso, impensadamente e muitas vezes através daquilo que achamos ser o correto, mas que, com o passar do tempo, reflete ser algo decepcionante e nos mostra o quanto agimos equivocadamente.
Falta maturidade para as pessoas, estamos cada vez menos preocupados com os problemas do mundo, agimos de forma egocêntrica, nos queixamos exaustivamente do sistema, mas ao mesmo tempo não fazemos nada para mudar ou transformar essa situação que lamentavelmente está muito distante de ter um fim.
Estamos acostumados com tudo que há de pior nesse mundo, mas você, já parou para pensar, em como contribuir para que seja modificada essa realidade?
Acredito que muitas pessoas já tenham sim, pensado no que fazer, mas será que fizeram aquilo que foi pensado?
Atitudes provam mais do que palavras, se realmente queremos um mundo melhor de se viver, temos que “sair da toca”, deixar de nos oprimir, fazer a diferença, não só para a nossa vida, mas também para a vida de outras pessoas, procurando sempre agir com autonomia e diplomacia, da melhor forma possível, respeitando as diversidades de cada um.
Lamentavelmente vejo que as pessoas se conformam muito rapidamente com as situações, mesmo que absurdas e incontentáveis. A incapacidade dos nossos políticos de serem pessoas dignas e honestas, o não comprometimento dos nossos educadores em realizar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, a péssima administração de quem está no “poder”, o desinteresse dos seres humanos em cognitivamente crescer como pessoas e profissionais, o despreparo dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas de serventia publica, o desrespeito e a desvalorização dos professores são alguns dos sintomas que o mundo apresenta devido à acomodação da sociedade.
Isso precisa ter um fim!
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. Precisamos tomar alguma atitude, inteligentemente, sem deixar de pensar uma, duas, três ou quantas vezes forem preciso antes de agir, mas precisamos escrever uma nova história, totalmente diferente dessa que estamos presenciando e que dia após dia nos amedronta, fazendo com que as pessoas esqueçam dos seus valores perante ao mundo.
Para todo ato existe uma conseqüência, que pode ser para o bem ou para o mal, por isso, ao realizar qualquer tipo de comentário, tomar atitudes sem pensar ou até mesmo ficar em silêncio quando deveria se pronunciar, cuidado, pois você pode a partir disso, estar interferindo diretamente ou indiretamente na vida de alguém.
Um sábio nunca fala tudo o que pensa, mas sempre pensa em tudo que fala, portanto, vamos deixar de ser ignorantes, de achar que estamos sempre corretos, deixaremos o orgulho de lado e pararemos de reclamar dos outros, afinal, a mudança depende de nós, da contribuição positiva de cada um, da motivação, do querer crescer. É um processo demorado, sim, mas se cada ser pensante fizer a sua parte, sabiamente estaremos nos encaminhando para o desenvolvimento coletivo das nações.
De fato, ficar no comodismo é muito mais comodo...porém apenas falar e na hora de agir achar alguma desculpa não vai mudar a realidade. É preciso coragem para mudar de lado, ir dos acomodados para os que não aceitam as coisas como nos são ditas sem analisar se é como nos está sendo passado.
ResponderExcluir